O 1º CD da cantora Cristina Caetano produzido por Sebastião Tapajós!

A MRN (Mineração Rio do Norte) vai patrocinar o projeto “Cristina Caetano interpreta Sebastião Tapajós & Parceiros”.

O CD que unirá o prestigiado violão de Tapajós à voz de uma das revelações da música popular do oeste paraense deve entrar em produção no primeiro trimestre de 2010.

- O CD será gravado em Belém. Esperamos estar com ele nas mãos em junho do ano que vem – revela a cantora Cristina Caetano (foto).

A artista explica que a idéia nasceu há oito anos.

- Eu já freqüentava a casa dele em Santarém, mas, quando fizemos um show juntos em Porto Trombetas, em 2005, estreitamos nossa amizade e ele começou a me mostrar algumas músicas inéditas, feitas em parceria com o Billy Blanco, que é paraense e se tornou uma das expressões da Bossa Nova. Eu adorei as músicas e lançou a idéia de gravarmos um CD com composições dele e de alguns parceiros – explica.

De lá pra cá, Cristina transformou a idéia em projeto. Em seguida, veio a aprovação pelo Ministério da Cultura, via lei Rouanet. A etapa seguinte, o patrocínio para viabilizar o projeto, que conta agora com a parceria da MRN.

- É essencial apoiar projetos como esse, que visam promover e difundir a cultura regional, garantindo acesso democrático da população à produção cultural da região. Esse objetivo está alinhado com nossa política de responsabilidade social e nossa atuação na área cultural – ressalta o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Paula.

Ao longo desses oito anos, a intérprete também se encarregou de tornar seu nome conhecido na região. Participou de diversos shows e festivais, chegando a receber prêmios de artista revelação em Belém.

- Acho que o esforço de todos esses anos culminou com a viabilidade desse sonho. Minha identidade como cantora vai ser definida a partir desse CD – avalia.

Além do violão de Sebastião Tapajós e da voz de Cristina, o projeto contará com nomes de destaque no cenário musical paraense e nacional.

O jovem violonista Fagner Viana, o Derek, o baixista Nei Conceição, o pianista Célio Vulcão, o percussionista Dadadá e o flautista e clarinetista carioca, Marcelo Bernardes. A seleção dos músicos e das músicas, assim como toda a produção do CD, leva a assinatura de Sebastião Tapajós.

No repertório do disco, uma equilibrada mistura de ritmos brasileiros: carimbó, samba, música regional, choros e algumas parcerias de Sebastião Tapajós com Billy Blanco, Antônio Carlos Maranhão e Avelino do Valle.

Distribuição

O projeto de distribuição do CD prevê uma estratégia democrática de acesso da população local ao trabalho. Serão utilizadas redes dos pontos de cultura, pontões de cultura digital, secretarias de cultura, universidades e espaços públicos de disseminação da cultura nos municípios do estado. Das 1.500 cópias, 600 serão destinadas a esses locais. O restante dos discos será destinado à venda, no valor de R$ 10,00.

A internet terá papel central na difusão do produto cultural. As músicas serão disponibilizadas na internet para audição. Além disso, os artistas estudam juntos aos parceiros as opções de licenciamento usando Creative Commons – uma licença de direito autoral em que a música é compreendida como bem comum e, portanto, público.

- A intenção é que duas músicas tenham acesso livre. As pessoas poderão baixar direto do site e reproduzi-las livremente, desde que não haja finalidade comercial – explica Cristina.

MRN e Cultura

A MRN patrocinará integralmente o projeto, investimento quase R$ 100 mil na iniciativa. Este é o segundo projeto da região patrocinado pela MRN via incentivo fiscal da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Em 2008, a empresa passou a ter acesso aos incentivos fiscais na área cultural e, ainda no ano passado, apoiou o projeto Reproduções e Réplicas de Prédios Históricos de Santarém, desenvolvido pelas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT).

Fonte: MRN

Sobre Cristina Caetano

Este é o blog da cantora santarena/PA Cristina Caetano. É um espaço criado para divulgar trabalho desta cantora e compositora, nascida em Santarém/PA. Cristina canta o Brasil em suas diversas linhas culturais, porém, a influência da cultura amazônica é muito forte nas composições da artista. O primeiro registro artístico da cantora é o CD Cristina Caetano interpreta Sebastião Tapajós e parceiros que foi gravado em 2010. O CD foi produzido pelo violonista Sebastião Tapajós e com 12 faixas de autoria do violonista com diversos parceiros como: Billy Blanco, Antonio Carlos Maranhão, Avelino V. do Valle, Marilena Amaral e Paulo André Barata. O segundo CD está em andamento.
Esta entrada foi publicada em Cultura. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a O 1º CD da cantora Cristina Caetano produzido por Sebastião Tapajós!

  1. adriane disse:

    Prima fico feliz em vê q vc conseguiu realizar seu sonho, tenho certeza q Deus há de te abençoar e te dar muita força. Vc merece e fará muito sucesso. Sei q vc é batalhadora e persistente no q deseja, por isso consegue todos seus objetivos. Bjos e muitas felicidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>